domingo, 24 de fevereiro de 2008

Quaresma 2008

Estamos na Quaresma, período no qual devemos dar de nós mais do que damos ao longo do ano. Esta é uma época de introspecção, em que devemos meditar sobre a nossa fé, sobre o que temos feito de bom a quem necessita e acima de tudo é um tempo em que nos devemos associar a todos aqueles que mais precisam de nós.

Todos nós sabemos como somos tentados diariamente. Cada vez mais são colocados à nossa disposição bens mundanos que nos dão uma felicidade momentânea, como a água que a Samaritana bebia para matar a sede. Nesse momento, Jesus respondia-lhe do seguinte modo: “ Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe dou nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna.”. Quer isto dizer que o ter muitos bens terrenos, não nos irá servir de nada quando chegar a hora da verdade, dando-nos apenas um sentimento passageiro de alegria.

Devemos procurar resistir às tentações que por vezes nos prendem de tal forma que é quase impossível deixá-las. Apesar de tudo e como Jesus fez no deserto, devemos resistir. Se conseguirmos resistir-lhes, teremos mais tempo para o amor ao próximo, fazendo-os mais felizes e conquistando para nós a água que Jesus nos dá, aproximando-nos da vida eterna. É fundamental deixarmo-nos guiar pelas palavras de vida que o Pai nos diz.

A Quaresma é o melhor momento para conseguirmos fazer frente às tentações e avançar como Jesus fez no deserto, não desanimando e dando aos outros tudo o que eles precisarem, associando-nos a eles nas suas dificuldades. Assim, será mais fácil ao longo de todo o ano defendermo-nos de tudo o que não nos dá a verdadeira felicidade que tanto desejamos, surgindo em nós a nascente de vida eterna a que Jesus se refere.

Colegas e amigos acólitos, não desistamos. Vamos manter-nos perseverantes na fé e no amor, pois este é o caminho que nos irá guiar até ao Senhor. Que esta Quaresma seja para todos nós o ponto de partida para uma vida nova!!!

Com força no coração,

Do amigo,

Bruno Caracol

Sem comentários: